Cooperativismo: um modelo econômico que favorece a inclusão financeira

Mauro D’Ancona, CEO da 180 Seguros, relata como o Cooperativismo favorece a inclusão financeira na semana de celebração do Dia Internacional do movimento.

Cooperativismo: um modelo econômico que favorece a inclusão financeira

O cooperativismo é um modelo econômico e social que está transformando nosso país. No Brasil, ele representa uma forma coletiva e democrática de acesso a crédito, serviços financeiros, saúde, agro e consumo, sempre com o objetivo de gerar valor para as pessoas e redistribuir os superávits financeiros entre os associados, fortalecendo a comunidade cooperada.

 

Diferentemente das empresas tradicionais, nas cooperativas não há clientes: há cooperados, que são ao mesmo tempo usuários e donos do negócio. As decisões são tomadas de forma participativa e os resultados são reinvestidos no próprio ecossistema. O foco é o bem-estar comum, a educação financeira e o desenvolvimento sustentável das comunidades que adotam esse modelo associativo.

 

Hoje, o Brasil conta com mais de 23,4 milhões de cooperados e mais de 4.500 cooperativas ativas, gerando 550 mil empregos diretos e movimentando quase R$ 700 bilhões por ano. São números que revelam um movimento robusto, inclusivo e com forte presença em municípios onde muitas vezes não há agência bancária, mas existe uma cooperativa que garante o acesso a produtos e serviços essenciais.

 

Esse impacto vai além da economia. Em um país com altos níveis de desigualdade e baixa penetração de serviços financeiros, o cooperativismo é também uma plataforma de transformação social. Ele promove a educação financeira na prática, oferece produtos sob medida e, por meio da proximidade com os associados, contribui para a resiliência das famílias e pequenos negócios frente aos desafios do dia a dia.

 

Oportunidades de inclusão financeira, sobretudo em seguros

 

O Brasil é um país que conta com um sistema financeiro que é reconhecido pela robustez tecnológica e capacidade de superar crises econômicas. Também é verdade que nos últimos 15 anos nós observamos um forte movimento de bancarização, mais de 50 milhões de brasileiros obtiveram acesso a serviços bancários nesse período.

 

No entanto, no segmento de seguros, a barreira ainda se mantém. Com menos de 20% dos brasileiros cobertos por seguros de vida ou residencial, há uma grande lacuna de proteção entre os habitantes do país. A maior parte dos brasileiros está sujeita a imprevistos na contratação de crédito, em eventos que afetem a saúde, ou patrimoniais, como relacionados as suas residências.

 

É nesse cenário que o modelo de embedded insurance, ou seguro embarcado, se revela uma ferramenta poderosa para ampliar o impacto positivo das cooperativas. Ao integrar seguros diretamente à jornada do cooperado, seja ao contratar um empréstimo, acessar uma conta digital ou adquirir uma residência, é possível oferecer proteção financeira de forma simples, personalizada e dentro do contexto do cliente.

 

 

O embedded insurance permite que o seguro deixe de ser um produto de prateleira e passe a ser parte natural da solução financeira, entregando valor no momento certo, com uma linguagem próxima e uma experiência digital fluida. É uma inovação que complementa o espírito cooperativista, gerando mais segurança, inclusão e autonomia para os cooperados.

 

Na 180 identificamos esse setor como estratégico, não só pelo alcance, mas também pela cultura de sempre colocar o interesse do cooperado em primeiro lugar. Com esta conjuntura, decidimos customizar os nossos produtos e a nossa tecnologia para atender às Cooperativas e o seu alto grau de exigência. Como resultado, conquistamos a parceria com o Sistema Ailos, com mais de 20 anos de existência e 13 Cooperativas distribuídas no Sul e Sudeste. Estamos constantemente inovando e lançando novos produtos de proteção aos mais de 1,7 milhão de cooperados, impactando economicamente e socialmente essa comunidade.

 

Neste mês de julho, ao celebrarmos o Dia Internacional do Cooperativismo, expressamos o potencial dessa união: cooperativismo e embedded insurance juntos para promover não apenas acesso, mas também proteção e dignidade a milhões de brasileiros.

 

– Mauro Levi D’Ancona – Cofundador e CEO da 180 Seguros

 

 

Imagem Ilustrativa

 

Fale com nosso time e seja um parceiro 
da 180 Seguros







    Aceito receber comunicação de marketing da 180 seguros.

    Receba nossa
    newsletter